Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

Como aumentar a agilidade e a velocidade na era do trabalho remoto

Como aumentar a agilidade e a velocidade na era do trabalho remoto

Todos na monday.com

Poucos de nós imaginamos que os deslocamentos matinais logo seriam uma relíquia do passado, as máscaras se tornariam algo cobiçado e os funcionários trocariam escritórios movimentados por suas próprias salas de estar. Mas, à medida que a COVID-19 continua se espalhando pelo mundo, nossa realidade se tornou exatamente isso.

Os requisitos de distanciamento social estimularam mudanças sem precedentes para pessoas e empresas. Enquanto os indivíduos devem aprender a lidar com essa nova realidade, as organizações são desafiadas a manter os “negócios como sempre” durante um tempo extremamente incomum.

Agora, as organizações devem encontrar uma maneira de manterem-se ágeis e rápidas no esquema de trabalho remoto, onde os funcionários não estão mais juntos no mesmo escritório físico. De acordo com nossa pesquisa Trabalhando em casa em meio à COVID-19: uma primeira olhada nos desafios futuros para equipes, manter níveis consistentes de velocidade provou ser um grande desafio.

Em um momento em que a adaptabilidade e a velocidade são mais cruciais para o sucesso dos negócios do que nunca, equipes virtuais que fomentam as três características a seguir terão resiliência e know-how para obter sucesso: colaboração, responsabilidade e engajamento

Desafios do trabalho em casa ameaçam a agilidade da velocidade

Em meio a todas as perturbações que a COVID-19 criou, o sucesso da sua equipe depende da capacidade de cada pessoa de ter o mais alto nível de desempenho e rapidez – como colaborador individual e como unidade. As estratégias de negócios podem mudar, mas a necessidade de produzir os melhores produtos e serviços da categoria continua.

Infelizmente, o início abrupto dos requisitos de distanciamento social e a repentina transição para o cenário de trabalho remoto tornaram difícil para muitas equipes atender aos padrões normais de velocidade e agilidade.

Descobrimos que quase um terço dos funcionários (31%) acredita que os desafios do trabalho remoto os impedem de manter um ritmo acelerado de trabalho.

Nesse caso, os líderes de equipe têm a tarefa de identificar as fontes dessas dificuldades e determinar como resolvê-las.

Pioras na comunicação pior, excesso de reuniões e dificuldade em colaborar prejudicam a eficiência

Funcionários que trabalham remotamente citam uma série de obstáculos que interferem no trabalho em equipe, fazem-nos perder tempo e os atrasam.

  • Mais da metade dos funcionários (59%) afirmou ter mais reuniões desde a transição para o trabalho remoto.
  • Quase 40% dos funcionários disseram que a transparência nos projetos, tarefas e progresso de seus membros diminuiu no esquema de trabalho remoto.
  • Mais de um terço (37%) dos funcionários relatou que a colaboração em projetos e tarefas se tornou mais desafiadora ao trabalhar em casa.
  • Outros 36% dos entrevistados disseram que a capacidade de comunicação da equipe enquanto trabalha em casa é menos eficiente e a comunicação é mais difícil em comparação com o esquema típico do escritório.
  • Quase um terço dos funcionários (29%) se sente menos engajado desde a transição para o esquema de trabalho remoto.
  • Um em cada cinco funcionários (20%) afirma que o senso de responsabilidade que eles sentem pelo trabalho diminuiu ao trabalhar em casa.

 

WFH challenges

Leia o relatório completo da pesquisa e descubra como liderar sua equipe em direção ao sucesso ao trabalhar remotamente.

Os efeitos combinados desses obstáculos são equipes descoordenadas, uma pior experiência dos funcionários e um ritmo mais lento de trabalho, entre outros.

Então, como os líderes de equipe podem lidar com uma ampla gama de questões? A chave é ajudar seus funcionários a desenvolver traços que os capacitem a ter sucesso enquanto trabalham em casa.

Equipes que priorizam colaboração, engajamento e responsabilidade são preparadas para o sucesso ao trabalhar remotamente

Essas três características representam os princípios fundamentais de equipes eficazes. Ao tomar medidas para promover a colaboração, o engajamento e a responsabilidade, sua equipe estará preparada para superar os desafios do trabalho remoto e permitir níveis consistentes de velocidade e agilidade em qualquer ambiente de trabalho.

O nível de incerteza na crise atual é tão alto que exige que as empresas respondam com extrema rapidez e eficácia ao ambiente em constante mudança e inovem rapidamente.
– Meital Raviv, KPMG Israel

Enquanto isso, os resultados da pesquisa revelaram que o contrário também é verdadeiro – equipes que lutam com a colaboração, engajamento e responsabilidade relataram maior dificuldade em manter um ritmo de trabalho acelerado.

  • Metade dos funcionários (50%) que disseram que a colaboração se tornou mais desafiadora no cenário do trabalho remoto também disseram que estão lutando para manter um ritmo acelerado de trabalho.
  • Quase metade dos trabalhadores realizando trabalho remoto (49%) que relataram sentir-se menos engajados também disseram que ficou mais difícil manter o ritmo de trabalho desejado.
  • Cerca de 57% dos funcionários que disseram que a responsabilidade diminuiu também disseram que trabalhar em casa os impede de manter um ritmo acelerado de trabalho.

Colaboração é o ingrediente principal para o trabalho em equipe remoto

A colaboração é essencial para o trabalho em equipe eficaz. Embora cada indivíduo tenha seu próprio domínio, metas e KPIs, o desempenho geral da equipe depende da capacidade de cada membro da equipe de trabalharem juntos.

Quando a colaboração é eficaz, os colegas de equipe podem facilmente compartilhar ideias e dados, fornecer atualizações de status e reunir recursos. No escritório os funcionários compartilham o mesmo espaço físico, o que permite que a comunicação e o trabalho em equipe ocorram naturalmente. No cenário do trabalho remoto, os trabalhadores não têm mais esse luxo.

Equipes que dependem da proximidade física para guiar a colaboração perceberam rapidamente que essa abordagem não é adequada para o esquema de trabalho remoto e não prepara os funcionários para o sucesso. A dificuldade em sincronizar projetos e compartilhar informações críticas ao trabalhar em casa inevitavelmente causará gargalos e lacunas de informações.

WFH: Collaboration

Somente aqueles que possuem uma infraestrutura sólida para promover o trabalho em equipe estarão posicionados para manter a velocidade e a qualidade do trabalho que as empresas precisam para ter sucesso no atual clima de negócios.

Funcionários altamente engajados são mais motivados durante o trabalho remoto

Nos dias de hoje, manter a velocidade e a qualidade do trabalho “como sempre” exige uma motivação ainda maior do que em tempos habituais. Somente funcionários altamente engajados estarão preparados para levar o desempenho dos negócios para o próximo nível.

Mesmo quando confrontados com os desafios de trabalhar em casa, funcionários engajados se esforçam para dar o melhor de si. Eles aprendem a superar obstáculos e se recusam a deixar esses obstáculos prejudicarem seu desempenho. Funcionários engajados também são melhores em trabalhar de forma independente e entendem por que a velocidade é uma prioridade tão grande.

O oposto também é verdadeiro. Funcionários desmotivados geralmente são menos motivados a cumprir prazos e a manter padrões de alta qualidade – consequências que os gerentes não podem se dar ao luxo de ignorar no esquema de trabalho remoto.

WFH: Engagement

Se você quer que sua equipe mantenha um ritmo acelerado de trabalho no esquema de trabalho remoto, precisará manter um acompanhamento constante dos níveis de engajamento e adotar uma abordagem proativa contra seu declínio.

Funcionários que se sentem responsáveis por seu trabalho produzem resultados melhores

Quando os funcionários sentem uma forte noção de responsabilidade e propriedade sobre seu trabalho, eles são intrinsecamente incentivados a trabalhar mais. Eles serão mais dedicados ao seu papel, pró-ativos em projetos colaborativos e motivados a aumentar seu desempenho individual.

Quando combinados, esses benefícios contribuem para um ritmo mais rápido de trabalho e mentalidade mais ágeis diante das mudanças. Mas, quando a responsabilidade diminui, ocorrem os efeitos opostos.

Um baixo nível de responsabilidade se traduz em falta de motivação, indiferença em relação ao cumprimento de prazos e maior relutância em adotar mudanças que exijam trabalho adicional. Quando você enfrenta esses problemas, pode esperar processos mais lentos e resultados piores.

WFH: Accountability

No esquema de trabalho remoto, muitas vezes é a falta de transparência que provoca um declínio na responsabilidade. Quando todos os membros da equipe estão no escritório, é mais fácil observar o esforço de cada pessoa, e também a qualidade de seus resultados. Mas, quando a equipe está separada, o trabalho diário de cada pessoa fica menos visível. Se os funcionários se sentirem desconectados da equipe, será mais difícil entender o valor de sua contribuição individual ou a importância de manter um ritmo acelerado de trabalho.

É difícil realmente aumentar o senso de responsabilidade de outra pessoa, mas você pode incentivá-la com a abordagem certa. Ao dar à sua equipe a visibilidade e as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho da melhor maneira possível ao trabalhar em casa, você pode ajudar a garantir que seu nível de propriedade não diminua.

Empodere sua equipe para o sucesso ao trabalhar de casa

A pandemia da COVID-19 jogou a normalidade pra escanteio. Enquanto todos nós procuramos maneiras de lidar com nossa nova realidade, as empresas são desafiadas a manter sua participação no mercado e redefinir suas marcas dentro de uma economia em dificuldades.

Apesar das dificuldades de trabalhar de casa, o trabalho em equipe é mais importante agora do que nunca. Sem ele seria impossível permanecer rápido, ágil e competitivo. As equipes que se concentrarem em melhorar a colaboração, o engajamento e a responsabilidade estarão em uma posição de lidar com desafios emergentes com flexibilidade e facilidade. Eles se sairão melhor durante a pandemia e depois dela.

Como um Work OS pode empoderar as equipes de trabalho remoto para o sucesso? Faça o download do relatório da pesquisa para descobrir.

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.