Skip to main content Skip to footer

Como aumentar a agilidade e a produtividade na era do trabalho remoto?

Todos na monday.com Leitura de 9 minutos
Comece já

Poucos de nós imaginamos que os deslocamentos matinais logo seriam uma relíquia do passado, as máscaras se tornariam algo cobiçado e os funcionários trocariam escritórios movimentados por suas próprias salas de estar. Mas, à medida que a COVID-19 continua se espalhando pelo mundo, nossa realidade se tornou exatamente isso.

Os requisitos de distanciamento social estimularam mudanças sem precedentes para pessoas e empresas. Enquanto os indivíduos devem aprender a lidar com essa nova realidade, as organizações são desafiadas a manter os “negócios como sempre” durante um tempo extremamente incomum.

Agora, as organizações devem encontrar uma maneira de manterem-se ágeis e rápidas no esquema de trabalho remoto, onde os funcionários não estão mais juntos no mesmo escritório físico. De acordo com nossa pesquisa Trabalhando em casa em meio à COVID-19: uma primeira olhada nos desafios futuros para equipes, manter níveis consistentes de velocidade provou ser um grande desafio.

Em um momento em que a adaptabilidade e a velocidade são mais cruciais para o sucesso dos negócios do que nunca, equipes virtuais que fomentam as três características a seguir terão resiliência e know-how para obter sucesso: colaboração, responsabilidade e engajamento

Desafios do trabalho em casa ameaçam a agilidade da velocidade

Em meio a todas as perturbações que a COVID-19 criou, o sucesso da sua equipe depende da capacidade de cada pessoa de ter o mais alto nível de desempenho e rapidez – como colaborador individual e como unidade. As estratégias de negócios podem mudar, mas a necessidade de produzir os melhores produtos e serviços da categoria continua.

Infelizmente, o início abrupto dos requisitos de distanciamento social e a repentina transição para o cenário de trabalho remoto tornaram difícil para muitas equipes atender aos padrões normais de velocidade e agilidade.

Descobrimos que quase um terço dos funcionários (31%) acredita que os desafios do trabalho remoto os impedem de manter um ritmo acelerado de trabalho.

Nesse caso, os líderes de equipe têm a tarefa de identificar as fontes dessas dificuldades e determinar como resolvê-las.

Pioras na comunicação pior, excesso de reuniões e dificuldade em colaborar prejudicam a eficiência

Funcionários que trabalham remotamente citam uma série de obstáculos que interferem no trabalho em equipe, fazem-nos perder tempo e os atrasam.

  • Mais da metade dos funcionários (59%) afirmou ter mais reuniões desde a transição para o trabalho remoto.
  • Quase 40% dos funcionários disseram que a transparência nos projetos, tarefas e progresso de seus membros diminuiu no esquema de trabalho remoto.
  • Mais de um terço (37%) dos funcionários relatou que a colaboração em projetos e tarefas se tornou mais desafiadora ao trabalhar em casa.
  • Outros 36% dos entrevistados disseram que a capacidade de comunicação da equipe enquanto trabalha em casa é menos eficiente e a comunicação é mais difícil em comparação com o esquema típico do escritório.
  • Quase um terço dos funcionários (29%) se sente menos engajado desde a transição para o esquema de trabalho remoto.
  • Um em cada cinco funcionários (20%) afirma que o senso de responsabilidade que eles sentem pelo trabalho diminuiu ao trabalhar em casa.

 

Desafios-do-trabalho-remoto

Leia o relatório completo da pesquisa e descubra como liderar sua equipe em direção ao sucesso ao trabalhar remotamente.

Os efeitos combinados desses obstáculos são equipes descoordenadas, uma pior experiência dos funcionários e um ritmo mais lento de trabalho, entre outros.

Então, como os líderes de equipe podem lidar com uma ampla gama de questões? A chave é ajudar seus funcionários a desenvolver traços que os capacitem a ter sucesso enquanto trabalham em casa.

Equipes que priorizam colaboração, engajamento e responsabilidade são preparadas para o sucesso ao trabalhar remotamente

Essas três características representam os princípios fundamentais de equipes eficazes. Ao tomar medidas para promover a colaboração, o engajamento e a responsabilidade, sua equipe estará preparada para superar os desafios do trabalho remoto e permitir níveis consistentes de velocidade e agilidade em qualquer ambiente de trabalho.

O nível de incerteza na crise atual é tão alto que exige que as empresas respondam com extrema rapidez e eficácia ao ambiente em constante mudança e inovem rapidamente.
– Meital Raviv, KPMG Israel

Enquanto isso, os resultados da pesquisa revelaram que o contrário também é verdadeiro – equipes que lutam com a colaboração, engajamento e responsabilidade relataram maior dificuldade em manter um ritmo de trabalho acelerado.

  • Metade dos funcionários (50%) que disseram que a colaboração se tornou mais desafiadora no cenário do trabalho remoto também disseram que estão lutando para manter um ritmo acelerado de trabalho.
  • Quase metade dos trabalhadores realizando trabalho remoto (49%) que relataram sentir-se menos engajados também disseram que ficou mais difícil manter o ritmo de trabalho desejado.
  • Cerca de 57% dos funcionários que disseram que a responsabilidade diminuiu também disseram que trabalhar em casa os impede de manter um ritmo acelerado de trabalho.

Colaboração é o ingrediente principal para o trabalho em equipe remoto

A colaboração é essencial para o trabalho em equipe eficaz. Embora cada indivíduo tenha seu próprio domínio, metas e KPIs, o desempenho geral da equipe depende da capacidade de cada membro da equipe de trabalharem juntos.

Quando a colaboração é eficaz, os colegas de equipe podem facilmente compartilhar ideias e dados, fornecer atualizações de status e reunir recursos. No escritório os funcionários compartilham o mesmo espaço físico, o que permite que a comunicação e o trabalho em equipe ocorram naturalmente. No cenário do trabalho remoto, os trabalhadores não têm mais esse luxo.

Equipes que dependem da proximidade física para guiar a colaboração perceberam rapidamente que essa abordagem não é adequada para o esquema de trabalho remoto e não prepara os funcionários para o sucesso. A dificuldade em sincronizar projetos e compartilhar informações críticas ao trabalhar em casa inevitavelmente causará gargalos e lacunas de informações.

Colaboração

Somente aqueles que possuem uma infraestrutura sólida para promover o trabalho em equipe estarão posicionados para manter a velocidade e a qualidade do trabalho que as empresas precisam para ter sucesso no atual clima de negócios.

Funcionários altamente engajados são mais motivados durante o trabalho remoto

Nos dias de hoje, manter a velocidade e a qualidade do trabalho “como sempre” exige uma motivação ainda maior do que em tempos habituais. Somente funcionários altamente engajados estarão preparados para levar o desempenho dos negócios para o próximo nível.

Mesmo quando confrontados com os desafios de trabalhar em casa, funcionários engajados se esforçam para dar o melhor de si. Eles aprendem a superar obstáculos e se recusam a deixar esses obstáculos prejudicarem seu desempenho. Funcionários engajados também são melhores em trabalhar de forma independente e entendem por que a velocidade é uma prioridade tão grande.

O oposto também é verdadeiro. Funcionários desmotivados geralmente são menos motivados a cumprir prazos e a manter padrões de alta qualidade – consequências que os gerentes não podem se dar ao luxo de ignorar no esquema de trabalho remoto.

Engajamento

Se você quer que sua equipe mantenha um ritmo acelerado de trabalho no esquema de trabalho remoto, precisará manter um acompanhamento constante dos níveis de engajamento e adotar uma abordagem proativa contra seu declínio.

Funcionários que se sentem responsáveis por seu trabalho produzem resultados melhores

Quando os funcionários sentem uma forte noção de responsabilidade e propriedade sobre seu trabalho, eles são intrinsecamente incentivados a trabalhar mais. Eles serão mais dedicados ao seu papel, pró-ativos em projetos colaborativos e motivados a aumentar seu desempenho individual.

Quando combinados, esses benefícios contribuem para um ritmo mais rápido de trabalho e mentalidade mais ágeis diante das mudanças. Mas, quando a responsabilidade diminui, ocorrem os efeitos opostos.

Um baixo nível de responsabilidade se traduz em falta de motivação, indiferença em relação ao cumprimento de prazos e maior relutância em adotar mudanças que exijam trabalho adicional. Quando você enfrenta esses problemas, pode esperar processos mais lentos e resultados piores.

Responsabilidade

No esquema de trabalho remoto, muitas vezes é a falta de transparência que provoca um declínio na responsabilidade. Quando todos os membros da equipe estão no escritório, é mais fácil observar o esforço de cada pessoa, e também a qualidade de seus resultados. Mas, quando a equipe está separada, o trabalho diário de cada pessoa fica menos visível. Se os funcionários se sentirem desconectados da equipe, será mais difícil entender o valor de sua contribuição individual ou a importância de manter um ritmo acelerado de trabalho.

É difícil realmente aumentar o senso de responsabilidade de outra pessoa, mas você pode incentivá-la com a abordagem certa. Ao dar à sua equipe a visibilidade e as ferramentas necessárias para realizar seu trabalho da melhor maneira possível ao trabalhar em casa, você pode ajudar a garantir que seu nível de propriedade não diminua.

Empodere sua equipe para o sucesso ao trabalhar de casa

A pandemia da COVID-19 jogou a normalidade pra escanteio. Enquanto todos nós procuramos maneiras de lidar com nossa nova realidade, as empresas são desafiadas a manter sua participação no mercado e redefinir suas marcas dentro de uma economia em dificuldades.

Apesar das dificuldades de trabalhar de casa, o trabalho em equipe é mais importante agora do que nunca. Sem ele seria impossível permanecer rápido, ágil e competitivo. As equipes que se concentrarem em melhorar a colaboração, o engajamento e a responsabilidade estarão em uma posição de lidar com desafios emergentes com flexibilidade e facilidade. Eles se sairão melhor durante a pandemia e depois dela.

Como um Work OS pode empoderar as equipes de trabalho remoto para o sucesso? Faça o download do relatório da pesquisa para descobrir.

Comece já