Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

6 habilidades que todo gerente de projeto de marketing precisa ter (principalmente ao trabalhar remotamente)

6 habilidades que todo gerente de projeto de marketing precisa ter (principalmente ao trabalhar remotamente)

Todos na monday.com

Com tantas pessoas passando a trabalhar remotamente nos últimos meses, fomos forçados a repensar a forma como trabalhamos. Isso é especialmente verdadeiro para cargos cujo foco é coordenar várias entidades, mas nenhum deles se compara ao sempre pressionado gerente de projeto. 

Nesta publicação, vamos nos concentrar nos gerentes de projeto de marketing (experientes ou aspirantes) e fazer nosso melhor para oferecer a eles um roteiro para superar esse desafio.

O que faz um gerente de projeto de marketing exatamente?

Mas antes, com tantas variações no cargo de gerente de projeto de marketing, você pode estar se perguntando se essa categoria se encaixa no seu perfil. Vamos começar definindo o que ela inclui exatamente:

O gerente de projeto de marketing é responsável por planejar, gerenciar e executar projetos relacionados a campanhas de marketing. Trata-se de um cargo abrangente que requer uma visão de alto nível de várias peças móveis, como partes interessadas, prazos e orçamentos, sem deixar de manter atenção total aos detalhes.

Ao trabalhar remotamente, fisicamente distante de todos os integrantes do projeto, você é forçado a adaptar suas habilidades – e de forma relativamente rápida.

Para lhe oferecer uma vantagem inicial, criamos uma lista com as 6 principais habilidades de que os gerentes de projeto de marketing precisam – e como passar a usá-las durante o trabalho remoto:

6 habilidades que os gerentes de projeto de marketing devem dominar

  1. Habilidades de comunicação poderosas

O dever de um gerente de projeto é apenas este: gerenciar projetos. E isso significa gerenciar as pessoas que participam do projeto. De designers de marketing a redatores e desenvolvedores, você precisa da habilidade de delegar tarefas e comunicar itens de ação com extrema clareza, do início ao fim.

Para gerentes de projeto de marketing trabalhando remotamente

Durante o trabalho remoto, habilidades de comunicação fortes se tornam ainda mais importantes. Você não apenas precisa superar barreiras como falta de indicadores não verbais, disponibilidade limitada e problemas técnicos, como também deve ajudar as pessoas que estão trabalhando no projeto a se comunicar entre si. 

É importante estabelecer práticas recomendadas desde o início. Seja as ferramentas de comunicação que você decidiu usar ou um horário definido para verificações diárias, ou ainda atuar proativamente quando necessário, é preciso dar o exemplo.

  1. Habilidades de gerenciamento de tempo

Gerentes de projeto de marketing experientes sabem que prazos são como castelos de cartas. Você sabe o que vai acontecer… Uma das partes interessadas perde um prazo, e o restante desaba junto. 

Ao preparar e executar uma campanha de marketing, você não é responsável apenas por gerenciar seu próprio tempo, mas também o tempo de todos os demais envolvidos. 

Para gerentes de projeto de marketing trabalhando remotamente

Sem um espaço de trabalho físico, fica mais difícil para os gerentes de projeto monitorarem o progresso e garantir que os prazos fornecidos serão cumpridos – ou mesmo avaliar se eles são razoáveis. 

Um ambiente de trabalho remoto exigirá verificações mais frequentes, além de tarefas menores e prazos flexíveis, para que os problemas sejam levantados e você não precise lidar com eles somente quando um prazo for perdido. 

  1. Habilidades de controle de custos

Definir o orçamento de campanhas é uma parte essencial da gestão de projetos de marketing. Todas as despesas devem ser levadas em consideração no plano para se alcançar o ROI pretendido.  É sua responsabilidade entregar o projeto dentro das restrições de custo e gerenciar as finanças do projeto de forma sensata.

Para gerentes de projeto de marketing trabalhando remotamente

Para muitas empresas, os processos financeiros são os últimos a ser atualizados durante a transição para o trabalho remoto. De repente, não está mais claro como fazer para aprovar seus gastos, monitorar campanhas pagas, enviar uma fatura ou comprar um altamente necessário software de trabalho remoto.

Para evitar gastos excessivos em seus projetos, ou, por outro lado, não gastar o suficiente em componentes cruciais, você deve escolher as ferramentas certas de gestão de orçamento e esclarecer os procedimentos e requisitos remotos para cada parte interessada do projeto. 

  1. Habilidades de marketing digital

No mundo atual, as empresas geralmente investem a maior parte de seus esforços de marketing na esfera digital. Isso inclui aprimorar o reconhecimento da marca on-line, gerar tráfego para o site e adquirir leads e novos clientes. Como gerente de projeto de marketing, você deve ser capaz de monitorar campanhas digitais e analisar seus resultados.

Para gerentes de projeto de marketing trabalhando remotamente

Embora gerenciar campanhas de marketing digital remotamente não seja tão diferente do que gerenciá-las em um escritório físico, este ponto realmente nos remete de volta ao controle de custos. 

Caso esteja trabalhando com uma equipe de especialistas em aquisições, é essencial que todos os números permaneçam transparentes, para que você saiba o gasto geral do projeto em todos os momentos, especialmente durante o trabalho remoto.

Quando se trata de campanhas digitais pagas, criar um sistema de comunicação permanente pode ajudar você a evitar erros custosos e constrangedores.

  1. Habilidades de resolução de problemas

Não é preciso dizer isso, mas você é o proprietário indiscutível de cada projeto de marketing que gerencia. Isso significa que todos os problemas que uma parte interessada enfrentar ao trabalhar na campanha de marketing (e haverá muitos) são de sua responsabilidade. 

Embora a resolução de problemas seja uma habilidade ampla que é aprendida ao longo do tempo, geralmente recomendamos que os subordinados comecem usando o diagrama Iskikawa (espinha de peixe) – ou aquilo que é conhecido como diagrama de causa e efeito. O lado esquerdo lista as muitas causas possíveis do problema, e o lado direito culmina na declaração final do problema.

Para gerentes de projeto de marketing trabalhando remotamente

O desafio de trabalhar remotamente não é tanto resolver o problema, mas detectá-lo enquanto ainda há tempo para corrigir. Assim como mencionamos acima, ao trabalhar em casa, você precisa de um sistema remoto infalível que incentive as partes interessadas a sinalizar se qualquer coisa (falando sério: qualquer coisa) surgir durante o projeto.

No entanto, você não pode confiar apenas na proatividade dos outros, e é por isso que deve garantir que possua uma visão abrangente sobre tudo o que acontece. O que, por acaso, nos leva à habilidade final da lista…

  1. Habilidades organizacionais

Como gerente de projeto em uma campanha de marketing, você é a única pessoa que visualiza o panorama geral. Enquanto as partes interessadas se concentram em seus nichos, é seu dever garantir que a campanha esteja se concretizando para alcançar suas metas e KPIs estabelecidos.

Para gerentes de projeto de marketing trabalhando remotamente

Monitorar e rastrear todas as peças móveis e players necessários para realizar uma campanha bem-sucedida pode ser uma tarefa desafiadora em um espaço de trabalho físico, e ainda pior quando se trabalha remotamente.

Sistemas operacionais de trabalho como a monday.com fornecem uma solução eficaz para gerenciamento de marketing. Ela permite que você mantenha o controle sobre o que todos estão fazendo e quando estão fazendo – sem fomentar uma sensação de microgerenciamento.

Com um quadro para cada campanha ou projeto de marketing, você define, compartilha e monitora todos os itens de ação, orçamentos e resultados em um só lugar. Além disso, você pode entrar em contato quando vir que alguém está atrasado ou empacado, bem como ajudá-los a resolver o problema com o panorama geral em mente.

Monitoramento de campanha

Use nosso template de acompanhamento de campanha

 

Vamos lá! Você consegue

Gerenciar projetos de marketing é um desafio, desde definir metas alcançáveis e escrever resumos até delegar e, finalmente, analisar resultados e tirar conclusões para suas próximas campanhas. 

Porém, se você gerenciava projetos de marketing em um espaço de trabalho físico, estamos aqui para dizer que realizar seu trabalho à distância não é mais difícil, mas apenas diferente. E, agora, você tem toda a orientação necessária para fazer essa transição com as habilidades que já possui.

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.