Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

O que é plano de marketing e como criar o seu: um guia para iniciantes

O que é plano de marketing e como criar o seu: um guia para iniciantes

Todos na monday.com

Você está começando a desenvolver o seu primeiro plano de marketing. E é então que para e pensa: “Por onde eu começo?”

Uma pesquisa online rápida mostrará que há muitas direções diferentes que um plano de marketing pode seguir (assim como muitos ativos que você pode desenvolver como parte de um.)

Este artigo ajudará você a criar um plano de marketing perfeito para seu próximo lançamento ou campanha.

O que é um plano de marketing? 

Antes de mais nada — um plano de marketing é uma parte de um plano de negócios maior que engloba as ações, estratégias, esforços de publicidade e campanhas que uma organização usará para promover um produto ou serviço. 

Pense em um plano de marketing como um roteiro que mapeia como os resultados de negócio serão alcançados. Como impulsionar as vendas, adquirir novos clientes e muito mais.

Mas, na realidade, é ainda mais do que isso. 

É o plano de marketing que transforma as boas ideias de marketing em soluções executáveis. Sem um bom plano de marketing, pode ser difícil manter sua campanha em atividade.

Você pode perder de vista o que originalmente pretendia realizar, ou descumprir prazos e ultrapassar o orçamento.

O que ter em mente antes de criar um plano de marketing

Ao começar a desenvolver um plano de marketing, é importante entender que não há não há um único caminho a ser seguido. A finalidade do plano de marketing é ajudar sua campanha a permanecer no rumo certo para que suas equipes consigam atingir os objetivos da empresa e as  metas de marketing conforme planejado.

Alguns exemplos de metas de marketing possíveis para desenvolver seu plano são:

  • Incremento do market share em 15% antes do final do ano
  • Aumento do mailing list em 25%
  • Expansão para uma nova área geográfica

Pense nessas metas como sua missão, e no plano de marketing como os passos que você dará para realizar essa missão. Cada plano de marketing deve ter uma meta e ser acompanhado de dados de pesquisa de mercado que apoiem a iniciativa da campanha.

O que faz parte de um plano de marketing?

Um modelo padrão do plano de marketing incorpora os elementos mencionados acima, bem como:

  • Sumário executivo: um resumo de alto nível do seu plano de marketing para a gerência sênior que normalmente inclui uma declaração de missão e aborda fatores que influenciarão o projeto.
  • O desafio: uma breve descrição dos objetivos estratégicos e desafios que a campanha de marketing pretende enfrentar.
  • Análise da situação: um relatório aprofundado sobre vários fatores que influenciam seu projeto, como sua empresa, clientes-alvo, concorrentes, cenário tecnológico e até mesmo a situação sociopolítica. Parte disso geralmente inclui uma análise FOFA, que ajuda a avaliar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa (daí a sigla FOFA).
  • Seu mercado-alvo: identificar aqueles que são mais propensos a se envolver com sua campanha.
  • Unique selling proposition: ela analisa como sua empresa ganhará vantagem no mercado e muitas vezes é realizada oferecendo aos clientes benefícios como preços baixos, atendimento ao cliente superior ou elaborando um produto pioneiro e único.
  • Orçamento: a quantidade de dinheiro necessária para concluir a campanha de marketing.
  • Monitoramento e avaliação: métricas usadas para acompanhar o desempenho de sua campanha de marketing.

Quais são alguns exemplos de planos de marketing?

Uma das melhores características dos planos de marketing é a sua versatilidade.

Desde que inclua elementos-chave como sua meta e orçamento, você pode estruturar seu plano de marketing como quiser. Use o esquema acima como um ponto de referência ao decidir quais elementos incorporar em seu plano.

Se você não tem certeza sobre como criar um plano de marketing próprio, não se preocupe. Temos alguns exemplos de campanhas de marketing para ajudar você a começar.

  1. Plano de marketing de baixo orçamento

A NerdyMind criou um plano de marketing digital de três meses com um orçamento mensal de US$ 2.500. Cada mês representou uma fase diferente da campanha de marketing:

  • Mês 1: planejamento da estratégia de SEO e pesquisa de mercado 
  • Mês 2: criação de landing pages, estabelecimento de presença nas mídias sociais e criação de outros canais de marketing 
  • Mês 3: publicação programada em blogs, criação de conteúdo digital como e-books e infográficos para atrair clientes, interação com seguidores nas mídias sociais 

Este é também um plano de marketing relativamente simples, que chega direto ao ponto apenas cobrindo a meta e o plano de ação. Se você está planejando um projeto de marketing digital, certifique-se de conferir este template de calendário de marketing.

  1. Plano geral de marketing

Este plano de marketing da Cengage é parecido com o plano de marketing descrito acima, mas também inclui alguns outros elementos como:

  • Análise FOFA
  • Marketing mix
  • Timeline

O que é ótimo sobre este exemplo de plano de marketing é que ele é abrangente, e cada parte é acompanhada por uma breve explicação com o propósito da seção. Se esta é a primeira vez que você cria um plano de marketing, vale a pena dar uma olhada.

  1. Plano de marketing para impulsionar as vendas

Este plano de marketing abrangente da More Business é um ótimo exemplo de como criar um plano de marketing detalhado. Observe como ele é completo: orientado por pesquisas, inclui dados visuais e os segmentos de clientes são meticulosamente planejados.

O plano também se concentra significativamente na parte financeira, fornecendo uma discriminação do orçamento e uma seção abrangente dedicada aos ganhos previstos.

Ele é útil para projetos nos quais você precisará justificar seus gastos e/ou receber apoio da gerência sênior.

Coloque seu plano de marketing em ação

Assim que terminar o seu plano de marketing, é hora de colocá-lo em ação. O mundo do marketing se move rapidamente, então, você vai querer tirar da frente quaisquer obstáculos que possam retardar o desempenho e prejudicar o sucesso de suas campanhas de marketing.

O planejamento de projetos de marketing e a construção de fluxos de trabalho demandam muito tempo. E se houvesse uma maneira de reduzir drasticamente esse tempo, além de fortalecer a colaboração entre você e suas equipes?

Existem muitas plataformas de gerenciamento de trabalho no mercado, mas a monday.com é mais do que isso. É uma Work OS  que ajuda no planejamento e execução de projetos desde a fase de brainstorming até as reuniões de encerramento.

Coloque seu plano de marketing em ação

Veja como pode ser fácil transformar seus planos de marketing em ação

Comece a usar agora o seu Template de Plano de Marketing Digital!

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.