Michael Jordan, o famoso ex-jogador norte-americano de basquete, disse uma vez: “O talento vence jogos, mas o trabalho em equipe e a inteligência vencem campeonatos”. Ele está certo — tentar fazer tudo sozinho raramente resulta em crescimento, e é por isso que uma gestão de equipe eficiente é tão importante.

Neste artigo, você entenderá por que a gestão de equipes é essencial, quais são as características de uma equipe bem gerenciada, como desenvolver melhores habilidades de gestão de equipes e 6 dicas para gerenciá-las com eficiência.

Conheça a  monday.com

O que é gestão de equipes? Por que a gestão de equipes eficiente é tão importante?

A gestão de equipes é a capacidade de uma organização ou gerente de organizar e coordenar uma equipe para que ela execute suas tarefas e objetivos comuns. A gestão de equipes geralmente envolve um gerente, uma equipe, comunicação, definição de objetivos e, muitas vezes, um software de gestão de projetos como a monday.com.

Uma boa gestão de equipes é crucial porque resulta em funcionários produtivos e motivados.

Vamos dar uma olhada em 3 benefícios de uma gestão de equipes e cultura de trabalho eficientes:

Um líder de equipe deve se concentrar em promover um ambiente que ajude a impulsionar o trabalho em equipe, a motivação e a produtividade.

1. Funcionários mais felizes

Na monday.com, priorizamos nossa cultura e a felicidade dos funcionários. Como a cultura tem um efeito direto na felicidade dos colaboradores, pense em que cultura você quer promover e contrate pessoas que se enquadrem nela. Afinal de contas, está em suas mãos.

Uma pesquisa recente revelou que o apoio da liderança é o elemento mais importante da cultura de uma empresa.

2. Funcionários mais produtivos

Com uma gestão de equipes bem feita e eficiente, você pode moldar a cultura da empresa e do ambiente de trabalho focando na prosperidade dos funcionários e de cada equipe. Além disso, de acordo com uma pesquisa, 77% dos trabalhadores americanos acreditam que a cultura tem um forte impacto na capacidade de desempenhar seu trabalho da melhor forma.

A gestão adequada de equipes cria uma cultura em que os trabalhadores podem se concentrar em seu trabalho, em vez de se preocupar com elementos externos.

3. Redução da rotatividade dos funcionários

81% dos proprietários de negócios concordaram, em uma pesquisa de 2019, que “a rotatividade é um problema caro”.

Ela afirma que as empresas americanas gastam US$ 1,1 bilhão por ano à procura de trabalhadores substitutos!

A pesquisa, que inclui dados do Bureau of Labor Statistics, aponta as relações precárias (conflitos com gerentes ou colegas, etc.) como a segunda razão mais mencionada para a saída de funcionários.

Com esse contexto, fica mais evidente que os gestores devem criar uma boa cultura de trabalho que promova a retenção de talentos.

O que torna um gerente excelente?

Embora não haja uma métrica única para definir um bom gerente de equipe, há vários aspectos característicos de uma equipe bem gerenciada que evidenciam uma liderança forte.

Você sabe que um gerente é bem-sucedido quando todos têm…

·        Um entendimento claro de suas responsabilidades

·        Vontade de atingir as metas organizacionais e de equipe e chegar aos melhores resultados possíveis.

·        Reuniões de atualização regulares feitas por gerentes e supervisores

·        Gerentes abertos para receber feedback dos membros da equipe

6 dicas essenciais para uma gestão de equipes eficiente

1. Comunique-se de maneira direta e transparente com a sua equipe

plano de gerenciamento de projeto da monday.com

Os funcionários temem a falta de comunicação porque ela causa confusão e estresse. Durante 2019, 80% dos trabalhadores norte-americanos entrevistados disseram que sofreram de estresse como consequência da comunicação corporativa ineficaz ou deficiente.

São necessárias habilidades efetivas de comunicação para garantir que toda a equipe tenha clareza quanto às tarefas, prazos e metas. Essa transparência permite que uma equipe se concentre em sua produtividade e colaboração.

Por outro lado, uma comunicação digital deficiente reduz a motivação e a produtividade dos funcionários. Isso afeta negativamente a satisfação dos clientes e os resultados financeiros.

Uma plataforma de trabalho como a monday.com pode ajudar os gerentes e membros da equipe a se comunicarem melhor e, por consequência, aumentar sua produtividade . Por exemplo, um gerente pode usar um plano de comunicação de projeto para reuniões, tarefas e revisões de progresso.

2. Ofereça uma visão clara

Em uma pesquisa de 2019, a maioria dos gerentes afirmou que manter sua equipe no rumo certo para atingir as metas era uma parte importante de sua função.

No entanto, um gerente desatento não tem como garantir que cada colaborador siga na direção certa.

Os gerentes muitas vezes podem ser desviados de seus objetivos originais por causa de suas próprias tarefas diárias e problemas cotidianos da equipe, sejam eles grandes ou pequenos.

Um gerente que perde o rumo pode confundir os funcionários.

Definir uma visão clara que destaque as metas de curto e longo prazo para projetos, equipes e a organização em geral é sem dúvida a melhor maneira de gerentes e funcionários manterem o foco.

Os gerentes podem usar um software de gestão de equipes, como o template de OKR (objetivos e resultados-chave) da monday.com para listar e rastrear as metas. Os templates podem ajudar a manter o foco e, ao mesmo tempo, direcionar as equipes para o cumprimento de suas metas.

OKR da monday.com

Comece já

3. Incentive a colaboração da equipe

Funcionários que dizem se sentir parte de uma equipe têm 2,3 vezes mais chances de se engajar no trabalho.

Então, se o trabalho em equipe resulta em funcionários engajados, o que impulsiona o trabalho em equipe?

A colaboração eficaz, que é crucial para que os membros de sua equipe consigam entregar os projetos dentro do prazo e sem conflitos.

Um bom líder deve aproveitar os benefícios de um software para impulsionar a colaboração. Isso é cada vez mais esperado deles, com a maioria dos colaboradores Millennials (85%) e da geração Z (79%) dizendo que gostariam que seus subordinados diretos utilizassem a tecnologia para a solução de problemas.

Plataformas com um template personalizável de rastreamento de projeto podem ser usadas por gerentes para a organização de projetos. Todos os envolvidos em um projeto podem rastrear dia a dia e rapidamente tarefas, prazos e mudanças. Por exemplo, se seu site estiver hospedado em um serviço como o WordPress, sua equipe poderá se beneficiar de uma plataforma de gerenciamento designada para alocar diferentes tarefas.

rastreamento do programa da monday.com

Comece já

Essa abordagem transparente também permite que os funcionários recebam feedback e sinalizem os pontos fracos do projeto ou quaisquer problemas quase imediatamente. Além da gestão de pessoas, a gestão geral do projeto também é aprimorada.

4. Delegue com atenção

Espera-se que um gerente atribua tarefas aos funcionários com base na habilidade, experiência e competência. Para isso, é necessário que ele tenha a confiança de que cada membro da equipe conseguirá concluir as tarefas designadas dentro do prazo.

Idealmente, cada membro da equipe deve ter uma carga de trabalho justa.

Mas muitos bons gerentes acabam não delegando adequadamente. Na verdade, 21% dos funcionários se sentem sobrecarregados com sua carga de trabalho “na maior parte do tempo”.

O resultado disso é provavlemente o esgotamento dos funcionários. Uma pesquisa da Gallup descobriu que uma “carga de trabalho incontrolável” é a segunda razão pela qual os funcionários afirmam estar exaustos.

Como os gerentes podem garantir que as capacidades individuais sejam respeitadas?

A solução é ter um panorama da atribuição de tarefas para cada membro da equipe e seus prazos.

Um template de gestão de tarefas que permite a supervisão destes fatores pode ajudar os gerentes a delegar melhor as tarefas. Eles podem facilmente identificar e fazer alterações para reduzir cargas de trabalho pesadas.

5. Dê feedback e reconheça as conquistas

Sessões de feedback construtivo fornecem percepções sobre áreas onde são necessárias melhorias, tanto para funcionários quanto para gerentes. Elas ajudam os funcionários a entender onde eles se encontram e para onde estão indo.

As mudanças influenciadas por essas sessões podem ajudar os funcionários, gerentes e a equipe a ter um melhor desempenho, além de gerar confiança.

Pesquisas revelam que os funcionários desejam feedback regular. 92% dizem que gostariam de ter mais do que uma avaliação anual de desempenho. 72% afirmam que querem, pelo menos, sessões de avaliação mensais. Gerentes efetivos devem reservar tempo para sessões de feedback consistentes.

Outro aspecto crítico das sessões de feedback é o reconhecimento.

A valorização dos esforços e conquistas dos membros da equipe tem um impacto significativo na motivação dos funcionários, enquanto a falta de reconhecimento pode levar ao esgotamento.

Um estudo recente afirma que reduzir tanto o fornecimento quanto o recebimento de reconhecimento aumenta as chances de esgotamento em 45% a 48%.

Agendar sessões de feedback e, ao mesmo tempo, lidar com muitas outras responsabilidades pode ser desafiador. Um rastreador de feedback dinâmico pode ajudar os gerentes.

Exemplo de rastreador de feedback da monday.com

Comece já

6. Supere os desafios do trabalho remoto

Estima-se que até o final de 2021, 25 a 30% da força de trabalho dos EUA trabalhará de casa mais de uma vez por semana.

Para administrar uma equipe remota, os gerentes devem primeiro identificar e resolver os desafios de recrutamento e gestão virtual dos membros da equipe.

Algumas áreas problemáticas comuns incluem os agendamentos e as falhas de comunicação. Um template de plano de trabalho remoto pode aliviar esses problemas.

Template de trabalho remoto da mondaya.com

Comece já

Além de usar um software para superar os desafios operacionais, os gerentes também devem reconhecer as outras necessidades de seus funcionários remotos.

As sessões de feedback, por exemplo, são cruciais para os trabalhadores remotos. Pesquisas revelam que os funcionários remotos que receberam um bom feedback na semana anterior têm uma probabilidade 4,6 vezes maior de se comprometer com a equipe.

A gestão eficaz de equipes é essencial para o sucesso da equipe e da organização.

Um gerente que se destaca em áreas fundamentais — como definição de metas, delegação de tarefas e fornecimento consistente de feedback — tem mais chance de ter funcionários engajados trabalhando para ele.

Gerentes eficientes podem manter o controle sobre os níveis de engajamento de seus funcionários usando o template de engajamento de funcionários da monday.com.

Comece já