Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

Entendendo as funções no Scrum e a gestão ágil de projetos

Entendendo as funções no Scrum e a gestão ágil de projetos

Todos na monday.com

A não ser que você esteja vivendo numa caverna, provavelmente escutou, nos últimos anos, empresas falando sobre Scrum e Ágil como parte do gerenciamento ágil de projetos. 

Mas o que é Scrum? E quais são as funções no Scrum dentro do gerenciamento ágil de projetos?

Vamos analisar o básico tanto do Scrum como do Ágil. Continue lendo.

O que é Scrum?

Scrum é definido como uma abordagem popular de gerenciamento de projetos baseada na metodologia ágil. 

Resumidamente, o Scrum oferece às equipes uma nova maneira de enfrentar desafios complexos. 

Projetado para ser flexível, o Scrum exige que as equipes trabalhem em blocos iterativos conhecidos como “sprints”. Cada sprint dura de uma a duas semanas em média, e a equipe Scrum analisa o trabalho realizado ao final de cada sprint. 

Veja como usamos o Scrum na monday.com:

Qual a diferença entre o Scrum e a Cascata?

Os projetos tradicionais são frequentemente planejados com um ano de antecedência — às vezes mais tempo. Muita coisa pode dar errado durante esse período. 

As preferências e expectativas do cliente podem mudar, assim como os avanços tecnológicos podem tornar seu projeto obsoleto. O Scrum, no entanto, torna mais fácil para as empresas se adaptarem a mudanças inesperadas através de um estilo de gerenciamento ágil de projetos.

Isso é feito através da revisão dos planos e da análise do feedback ao final de cada sprint, para garantir que o projeto ainda esteja alinhado com as necessidades dos clientes e/ou as expectativas das partes interessadas. 

Algumas das principais vantagens da estrutura Scrum são:

  • Facilidade de gerenciar a evolução das prioridades sem mudar completamente o rumo do projeto
  • Melhor alinhamento e comunicação entre equipes e partes interessadas
  • Maior consistência no trabalho entregue, uma vez que os membros da equipe se sentem mais confortáveis para colaborar

Uma das maiores diferenças entre o Scrum e o gerenciamento de projetos tradicional é a estruturação das equipes. Nas abordagens tradicionais, como a cascata, os gerentes costumam exercer uma liderança de comando e controle, onde os funcionários seguem a direção da gestão. 

No Scrum e no Ágil, no entanto, as equipes têm mais autonomia sobre a forma como seu trabalho é realizado. A liderança define as metas gerais e se certifica de que sejam seguidas práticas ágeis, mas as equipes têm mais influência no planejamento e na execução. 

Vejamos como uma equipe Scrum é estruturada. 

Quais são as funções comuns no Scrum?

Existem três funções principais que compõem uma equipe no Scrum:

Quais são as funções comuns no Scrum?

Cada posição desempenha um papel importante para garantir que o projeto seja bem-sucedido e que a empresa atinja suas metas e objetivos estratégicos.

Quando essas três funções estão coordenadas e colaboram de forma eficaz, a flexibilidade aumenta, e as equipes se tornam mais consistentes com a entrega. 

Product owner

O product owner atua como a voz coletiva das partes interessadas (liderança executiva e clientes). Essa função é responsável por identificar as necessidades e expectativas das partes interessadas e transmitir essas necessidades através de histórias de usuários e epics.

  • Histórias de usuários: pense nessas histórias como projetos em miniatura. Uma história é uma unidade básica de trabalho que consiste em pequenas tarefas.
  • Epics: uma coleção de histórias compondo um corpo maior de trabalho que não pode ser concluído dentro de uma única iteração.

É tarefa do product owner criar a visão do projeto, identificar suas metas e objetivos e definir as prioridades. Essencialmente, eles são os arquitetos que criam o blueprint, mas também mantêm o projeto alinhado com as necessidades e expectativas dos clientes e partes interessadas.

Leia nosso guia completo sobre planejamento ágil para saber mais sobre as histórias e epics.

Scrum master

O Scrum master serve como ligação entre a equipe e o product owner. 

Ao contrário dos gerentes tradicionais, os Scrum masters não são responsáveis por dar ordens às suas equipes. Eles agem como líderes e são responsáveis por:

  • Remover obstáculos que podem impedir a equipe de atingir seus objetivos
  • Garantir que as equipes continuem a seguir a estrutura Scrum
  • Impulsionar a melhoria contínua de um sprint para outro

Os Scrum masters trabalham em estreita colaboração com os product owners para gerenciar o backlog do produto (a lista de tarefas a serem concluídas) e facilitar os eventos Scrum, ao mesmo tempo em que orientam a equipe de desenvolvimento para o sucesso. Nesse sentido, atuam como coordenadores, treinadores e líderes de projetos.

Na monday.com, nós não utilizamos Scrum masters no gerenciamento de projetos.

“Aqui, estamos mais alinhados à ideia de que todos são autogeridos. Fazemos isso por conta própria, e todos nos preocupamos com as tarefas que recebemos”, — Itay Cohen, desenvolvedor na monday.com

A equipe de desenvolvimento 

A equipe de desenvolvimento executa o trabalho em cada sprint. Eles são responsáveis por selecionar e concluir as tarefas atribuídas no backlog do produto, enquanto o Scrum master os ajuda a seguir a estrutura ágil. 

As equipes de desenvolvimento têm mais autonomia do que seus colegas que trabalham com projetos em cascata. Embora eles não definam as metas do projeto, podem planejar como realizarão seu trabalho. 

Equipes que se autogerenciam são parte importante da estrutura ágil, já que ter maior autonomia significa compartilhar responsabilidades, incentivando um maior senso de apropriação do trabalho. 

As equipes de desenvolvimento também são multifuncionais, o que significa que incluem membros de diferentes departamentos na organização.

Os membros não são escolhidos com base em seus títulos, mas nas habilidades com as quais podem contribuir para a equipe. Com os projetos Scrum, é comum ver pessoas com experiência em áreas como marketing, TI e vendas trabalhando na mesma equipe.

Como posso implementar a metodologia Scrum?

Funções e responsabilidades no Scrum são significativamente diferentes das funções nas equipes tradicionais. Por isso, relatórios demostram que os gerentes tradicionais muitas vezes têm dificuldades com a estrutura de liderança lateral ao implementar práticas ágeis pela primeira vez, quando abandonam a liderança de “chamada e comando”.

Espere dificuldades crescentes à medida que sua organização aprende mais sobre o Scrum. Tornar-se uma equipe (ou organização) ágil leva tempo.

Veja como você pode minimizar os contratempos enquanto dá o salto para a metodologia Scrum:

  • Receba suporte das partes interessadas:

Ter um patrocinador executivo que entenda o valor da estrutura Ágil ajudará você a implementar o Scrum de forma mais suave. Um bom patrocinador entende que haverá obstáculos nos estágios iniciais, e continuará a apoiar o seu projeto e incentivar as equipes a seguir a estrutura Scrum.

  • Comece pequeno:

Não tente implementar o Scrum em toda a sua organização da noite para o dia. Comece com um  projeto. Familiarize-se com o Ágil, entenda o que funciona melhor para sua organização e aplique gradualmente o Scrum a outros projetos.

  • Não exija resultados imediatos:

O Scrum é um processo. Leva tempo até que as equipes se sintam confortáveis trabalhando juntas de forma coesa e dentro desse modelo.

  • Entenda para que serve o Ágil:

Muitas organizações implementam o Scrum e ficam frustradas com os resultados porque não entendem o propósito do Ágil e do Scrum. Lembre-se: eles não fazem as equipes concluírem projetos mais rapidamente. Em vez disso, os ajudam a se tornar mais flexíveis e mais consistentes com o prazo e a qualidade de sua entrega . Com o tempo, isso pode levar a entregas com mais agilidade, pois os membros da equipe sabem o que podem ou não fazer dentro de um sprint.

O segredo para o sucesso do gerenciamento ágil de projetos e do Scrum

O segredo para o gerenciamento ágil de projetos é uma boa colaboração entre as três funções principais no Scrum. É aí que a Work OS da monday.com pode ajudar. 

Com a monday.com, as equipes Scrum podem colaborar e permanecer conectadas durante cada etapa do processo. Desde o acompanhamento visual dos fluxos de trabalho até o compartilhamento de informações importantes do projeto, as equipes podem usar a monday.com para planejar e executar projetos Scrum.

Oferecemos uma ampla seleção de templates totalmente personalizáveis e prontos para usar a equipes Scrum e ágeis, então use-os para lançar seus projetos com apenas alguns cliques. Ou, se preferir, você pode criar seu próprio fluxo de trabalho visual do zero. 

De qualquer forma, a monday.com tem tudo o que você precisa para que seus projetos sejam um sucesso.

O segredo para o sucesso do gerenciamento ágil de projetos e do Scrum

Veja como é fácil configurar seus projetos com nosso template de planejamento de sprint Scrum:

Comece a usar agora o seu Template de Planejamento de Scrum Sprint!
Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.