Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

Calendário de conteúdo para mídias sociais: as dicas de Amy Jo Martin

Calendário de conteúdo para mídias sociais: as dicas de Amy Jo Martin

Todos na monday.com

Não sabemos se alguém ainda precisa escutar isso, mas a gestão de mídias sociais é difícil .

Nós sabemos. Desde gerenciar inúmeros negócios da marca no Instagram até lançar campanhas de Facebook e veicular um podcast semanal (tudo isso em sincronia com as partes interessadas), gerenciar os esforços de mídia social de uma empresa não é tarefa fácil.

Não importa se você trabalha em uma pequena equipe, departamento ou em uma grande agência, todo gerente de mídia social precisa de um calendário de conteúdo. Por uma questão de organização, eficiência e, mais importante de tudo, sanidade, você precisa dessa ferramenta.

Os calendários de conteúdo para mídias sociais ajudam você a delinear projetos futuros, atribuí-los às pessoas relevantes e ter uma perspectiva ampla para que nada saia do controle.

Conheça Amy Jo Martin — influencer, podcaster, autora best-seller do New York Times, e isso apenas para citar alguns de seus projetos de sucesso. Como fundadora de uma das primeiras agências de mídia social do mundo, Amy Jo sabe o que esse tipo de gestão precisa. Ela migrou todas as suas operações para o calendário de conteúdo da monday.com, onde gerencia tudo relacionado à sua marca.

Nunca usou um calendário de conteúdo?

Você vai ter uma surpresa. Continue lendo para encontrar a salvação que você procurava neste mar inesgotável de conteúdo.

Já usa um calendário de conteúdo há anos?

Continue lendo para descobrir dicas e truques que tornarão sua vida muito mais fácil.

Antes de continuarmos para aprender como a rainha do conteúdo utiliza esta ferramenta, vamos começar definindo o que significa exatamente um calendário de conteúdo.

O que é um calendário de conteúdo?  

Um calendário de conteúdo é essencialmente um cronograma que indica quando e onde você planeja publicar seu conteúdo futuro.

Os calendários de conteúdo normalmente incluem:

O que é um calendário de conteúdo?  

Um calendário de conteúdo tem benefícios infinitos, mas estes são os pilares principais:

Organização

A prática comum é separar seu calendário por tipo de plataforma, data de publicação, status e ativos necessários para essa publicação específica.

Por exemplo, a categoria Instagram incluiria a foto, a legenda e quaisquer hashtags relacionadas para direcionar o tráfego.

Colaboração

Outro elemento-chave para um calendário de conteúdo social eficaz é a possibilidade das equipes colaborarem em um documento compartilhado, para que não haja confusão entre diferentes versões do cronograma.

A monday.com permite que as equipes criem com facilidade um calendário de conteúdo que funcione para elas. Todos os membros da equipe colaboram dentro do quadro, monitoram o progresso e integram-se com suas plataformas de mídia social favoritas, como LinkedIn e Facebook. Os usuários também podem incorporar feeds do Twitter, atualizações de notícias e contas do Facebook.

As planilhas de Excel foram por muito tempo o método ideal para o planejamento de conteúdo. Mas elas são confusas, lentas e não foram desenvolvidas para a colaboração. A integração da monday.com com o Google Sheets permite a importação de dados da sua planilha para um quadro da monday.com, possibilitando a visualização de todo o seu trabalho em uma única área de trabalho organizada.

Planejando com antecedência

Para que um profissional de marketing, gerente de mídia social ou influencer maximize cada detalhe do conteúdo, ele deve se adequar ao público e ao objetivo. É por isso que é importante planejar com antecedência.

Planejar suas redes sociais em um calendário ajuda a maximizar o potencial de sucesso de sua estratégia.

Com tantas campanhas e canais de mídia social diferentes que exigem publicações frequentes, você quer ter certeza de que tem tudo o que precisa. E de que você precisa exatamente? De uma série de detalhes, desde o assunto até a fonte de mídia e o canal designado. Tudo isso precisa acontecer muito antes de cada data de publicação para que você possa planejar adequadamente.

Aprenda com a melhor: veja como funciona um calendário de conteúdo! 

Agora vamos dar uma olhada em um exemplo da vida real de Amy Jo Martin — com quem tive o prazer de conversar.

Com vários projetos acontecendo ao mesmo tempo, Amy Jo conta com os quadros da monday.com para organizar suas responsabilidades diárias e garantir que todos os seus projetos sejam concluídos e postados dentro do prazo.

 

como funciona um calendário de conteúdo

Ela usa diferentes tabelas dentro do quadro para separar o que é necessário para cada uma das plataformas. Cada dia da semana tem seu próprio elemento e é integrado com o calendário do Google para que ela possa ter uma visão geral de sua semana através da visualização de calendário.

Uma visão panorâmica do progresso de sua equipe

O acesso à equipe facilita a atribuição de tarefas e a marcação de pessoas quando algo precisa ser feito ou está pronto para revisão.

Seu calendário de conteúdo social contém tudo o que um ativo precisa, desde a foto que está sendo postada até as hashtags que estão sendo utilizadas.

Uma visão panorâmica do progresso de sua equipe

A coluna de arquivos permite que Amy Jo incorpore seu recurso fotográfico e a legenda diretamente no quadro.

Atribuição de elementos de ação às partes interessadas

As equipes podem se comunicar facilmente no próprio arquivo de fotos. Isso as ajuda a discutir tudo o que precisa ser feito para a publicação e a editar o texto diretamente no quadro.

Marcar membros da equipe para corrigir fotos, alterar textos ou fazer o que quer que seja necessário antes da publicação fica mais fácil quando se utiliza o template de calendário de mídia social.

Fique por dentro do que está acontecendo no dia a dia 

A integração com o calendário do Google permite que Amy Jo visualize tudo o que está em sua agenda de conteúdo para aquele dia específico. Com um clique, ela pode acessar o briefing criativo diretamente de seu calendário.

Fique por dentro do que está acontecendo no dia a dia 

Em vez de ficar folheando aqui e ali, a monday.com integra-se perfeitamente ao calendário do Google para que você possa ver tudo o que precisa através da sua visualização de calendário, bem como no seu calendário pessoal.

Utilizando calendários de conteúdo de mídia social para enxergar o panorama geral 

Com tantos projetos em andamento e outros tantos planejados para o futuro, Amy Jo usa um roadmap de negócios para mapear sua trajetória. Tudo isso é feito em uma planilha do Google, e funciona como uma visão geral do que vai acontecer adiante.

Com a integração do Google Sheet, ela pode acessar essas informações a qualquer momento para que ninguém em sua equipe perca o controle do objetivo geral da empresa.

Além disso, todas as ideias criativas estão arquivadas em um documento integrado de “ideias para mídias sociais”. É aqui que os membros da equipe colocam qualquer ideia de publicação que surja e onde ela poderá ser referenciada no futuro, quando eles estiverem procurando por inspiração.

“Há tantas facetas diferentes no nosso negócio e a monday.com é a primeira ferramenta que eu descobri capaz de reunir tudo em um lugar organizado e manter a equipe em sincronia”, diz Amy Jo Martin.

Uma salva de palmas para a rainha do conteúdo Amy Jo Martin, que está definitivamente administrando seu negócio como qualquer pessoa envolvida com conteúdo de mídia social deveria. E não se preocupe se você sentir que está na estaca zero, nós da monday.com estamos aqui para ajudar.

Vimos em primeira mão o quanto as mídias sociais englobam desde imagens e legendas, até rastreamento de campanhas, colaboração e organização eficazes, e isso só pode ser alcançado por meio de uma estrutura que suporte e estimule conversas, ideias, colaboração e criatividade.

Maximize sua presença online com apenas alguns cliques.

calendario de midia social

Comece a usar agora o seu Template de Plano de Marketing Digital!

 

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.