Obrigado por se inscrever! 🎉

Obrigado 🎉por se inscrever!

Verifique sua caixa de entrada para receber nossa newsletter mensal

Inscreva-se para receber nossa newsletter 😊

Guia de gerenciamento de projetos criativos para iniciantes

Guia de gerenciamento de projetos criativos para iniciantes

Todos na monday.com

Quando se trata de gerenciamento de projetos, cada novo projeto traz um novo conjunto de desafios.

Acrescente a complexidade de projetos criativos, como design, produção de vídeo, publicidade e marketing de marca, e você terá um gerenciamento de projetos criativo. Além de concluir um projeto dentro do escopo e do orçamento, os gerentes de projeto precisam navegar pelas expectativas dos clientes enquanto supervisionam os criativos.

Neste post veremos o que é preciso para ser um gerente de projetos criativos e como gerenciar criativos de maneira eficaz.

O que um gerente de projetos criativos faz?

Um gerente de projeto criativo é definido como alguém que trabalha principalmente com o pessoal de criação(como designers gráficos, redatores, designers UX, fotógrafos) em projetos que vão desde o design do site até a produção de vídeos. Esses gerentes de projetos criativos precisam promover a inspiração e honrar todo o processo.

Na monday.com, por exemplo, os gerentes de projetos criativos supervisionam o trabalho de profissionais que trabalham em áreas como produção de vídeo, criação de anúncios off-line, design de marketing e muito mais.

Se você gosta de trabalhar com os membros da equipe em várias funções, tem um olho especial para detalhes e consegue equilibrar a criatividade com o gerenciamento dos objetivos de negócios (como um gerente de projetos tradicional), esse pode ser o seu papel.

O que é gerenciamento de projetos de agências de criação?

Em uma agência de criação, um gerente de projeto criativo lidera a equipe que trabalha com vários clientes diferentes.

Existem algumas diferenças importantes entre trabalhar em uma agência e trabalhar internamente em uma empresa:

  • Foco único vs. foco múltiplo. Para criativos e gerentes de projetos criativos que trabalham internamente, o foco de todo o trabalho é a única empresa em que trabalham. Em um ambiente de agência, a equipe e o gerente de projetos estão trabalhando com muitos clientes e, portanto, têm mais variedade em relação ao assunto de seus projetos criativos.
  • Profundidade vs. amplitude. Para criativos internos que trabalham para uma única organização, é possível desenvolver um entendimento profundo da marca, seu público e seus objetivos ao longo do tempo. As agências de criação, por sua vez, trabalham com uma variedade mais ampla de clientes e, portanto, têm menos profundidade e mais amplitude quando se trata desses aspectos.

O que é gerenciamento de projetos de agências criativas?

Em uma agência criativa, um gerente de projeto lidera sua equipe para entregar o trabalho criativo a um cliente, trabalho este que vai desde campanhas de marketing até o design de sites.

O gerenciamento de projetos em uma agência de criação envolve:

  • Gerenciamento de criativos. Os gerentes de projetos criativos supervisionam uma ampla variedade de indivíduos. Dependendo da natureza do projeto, você pode gerenciar web designers, designers de UX, redatores, especialistas em marcas, desenvolvedores web e muito mais. Você lidera uma equipe de indivíduos com diferentes habilidades e níveis de especialização, todos trabalhando em direção a um único objetivo.
  • Gerenciamento de tempo, custo e escopo. No gerenciamento de projetos criativos existem muitas peças móveis. O papel de um gerente de projeto é garantir que a equipe entregue os recursos criativos prometidos dentro dos parâmetros definidos, o que vai desde permanecer dentro do orçamento até concluir as tarefas no prazo.

Termos principais usados no gerenciamento de projetos criativos

Vamos dar uma olhada em alguns dos termos comuns usados no gerenciamento de projetos criativos, para que você saiba usar o vocabulário deste mundo.

O que são ativos criativos?

Ativos criativos, às vezes chamados de ativos digitais, são arquivos visuais que ajudam sua marca a contar uma história (geralmente para fins de marketing). Seus ativos criativos podem fazer parte de uma campanha de marketing (para mídias sociais, e-mail, conteúdo do blog e os recursos visuais que acompanham esses elementos). Ou, ainda, ativos criativos podem compor o próprio produto (como um ebook, curso ou catálogo).

Para uma empresa de produção de vídeo, os ativos criativos incluem imagens visuais, composição musical, animação, logotipo digital e muito mais. Se você estiver trabalhando em uma campanha de marketing, os ativos criativos incluem seu logotipo, fotos da empresa com tamanhos diferentes para plataformas diferentes, texto escrito, vídeos e infográficos.

O que é um fluxo de trabalho criativo?

Um fluxo de trabalho criativo é um processo estabelecido para ajudar sua equipe a completar uma série de tarefas. Em vez de começar do zero para cada projeto, um fluxo de trabalho permite que você e sua equipe movimentem-se pelo seu projeto com confiança. Todos os projetos têm tarefas que levam à conclusão do projeto, sejam eles o desenvolvimento de um comercial ou a criação de um site.

O fluxo de trabalho pode ser mais ou menos assim:

  1. Receber solicitação do cliente
  2. Estabelecer o escopo de trabalho
  3. Fazer brainstorming e delegar
  4. Criar um cronograma do projeto
  5. Verificação com membros da equipe
  6. Enviar para revisão
  7. Fazer revisões
  8. Enviar o projeto final

Com um fluxo de trabalho criativo estabelecido, você evitará confusões e promoverá a eficiência de sua equipe.

O que é gerenciamento de recursos criativos?

Como gerente de projeto criativo, sua função é navegar e planejar o gerenciamento eficiente de recursos. Existem dois recursos criativos principais a serem gerenciados:

  • Equipe. As equipes criativas de marketing geralmente têm habilidades e pontos fortes variados, por isso é importante conhecer e utilizar os pontos fortes de seus criativos onde eles forem os mais relevantes.
  • Tempo. Os criativos trabalham melhor quando recebem um conjunto de parâmetros, prazos e expectativas sobre os resultados do projeto. Por isso, o gerenciamento de tempo é essencial.

A chave para gerenciar recursos criativos é saber do que sua equipe é capaz e mantê-los focados na tarefa.

3 maneiras de gerenciar criativos

  1. Dar reconhecimento

Noções básicas de gerenciamento nos dizem que todas as pessoas (incluindo as que se dedicam à criação) prosperam quando recebem reconhecimento e elogios. É por isso que usar uma ferramenta de gerenciamento de projetos como a monday.com é tão poderoso: todo mundo vê quais tarefas foram concluídas (e por quem).

No final da semana, você pode ajudar sua equipe a se sentir empoderada e capaz, comemorando esses sucessos juntos.

  1. Criar processos transparentes.

Equipes criativas precisam de processos de planejamento, delegação, criação, verificação, revisão e implementação de projetos. Seja transparente com sua equipe sobre o objetivo de cada etapa ao longo do caminho, e também sobre como itens como KPIs, carga de trabalho, operações e muito mais.

Sempre que possível, obtenha feedback de sua equipe para promover a transparência. Quando você é aberto sobre o processo de pensamento por trás de seus fluxos de trabalho e pede sugestões, você cria um ambiente de confiança e colaboração.

  1. Definir metas claras (sem microgerenciamento).

Quando há tantas partes diferentes de um projeto, é fácil se perder nos detalhes. Você quer que o projeto seja executado corretamente, então é claro que deseja guiar sua equipe. Mas o microgerenciamento não só prejudicará a produtividade da sua equipe como também prejudicará a criatividade. Tente gerenciar a semana em vez de gerenciar as tarefas e defina metas claras com antecedência.

Como gerente de projeto criativo, você precisa equilibrar a criatividade de sua equipe e oferecer a eles estrutura. Objetivos claros ajudarão a manter essas duas coisas em equilíbrio.

Melhore sua eficiência com um software de gerenciamento criativo

Planejar já é difícil o suficiente. Sem um sistema, é fácil se perder nos detalhes ou perder de vista a visão geral. A monday.com pode ajudá-lo a planejar e produzir mais conteúdo criativo, ajudando sua equipe a manter-se no caminho certo.

Não consegue se cadastrar?
Contate-nos. Estamos disponíveis 24/7.